quinta-feira, 4 de junho de 2009

Bossa nova niteroiense é exportada


Sérgio Mendes, ou melhor, o niteroiense Sérgio Santos Mendes, é um músico e compositor brasileiro de bossa nova. Ele ficou conhecido principalmente pelo hit "Mas que nada", tema de abertura do programa Estrelas, apresentado pela Angélica. Na música, Sérgio dividiu o microfone com o grupo Black Eyed Peas.

Sérgio Mendes começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando "Dança Moderna" em 1961. Viajando pela Europa e Estados Unidos, gravou vários álbuns com Cannonball Adderley e Herbie Mann, chegando a tocar no Carnegie Hall. Mudou para os EUA em 1964 e produziu dois álbuns sob o nome de "Brasil '64", com a Capitol Records e a Atlantic Records.

Foi nos EUA que começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso lançando a canção Mas que nada, de Jorge Ben Jor, em versão bossa nova.

Nos anos 90, criou a banda Brasil 99, com a qual gravou o disco Brasileiro, que, além de levá-lo de volta às paradas de sucesso, lhe rendeu o Grammy de 1993 na categoria World Music. Tem mais de trinta discos lançados, e o mais recente deles conta com participações especiais de, entre outros, Stevie Wonder e Black Eyed Peas.

Pouca gente sabe, mas durante a época de pobreza de Harrison Ford, foi o carpinteiro do cantor.
Por Larissa Lima

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com